domingo, 20 de janeiro de 2013

Simulador de câmera

Tô aqui de boa na lagoa, cheia de coisa pra fazer, mas dei uma paradinha pra avisar uma coisa, vai ter TAG nova no blog, mas seguindo uma linha das tags existentes, a tag vai ser #fotógrafAspernambucanas, tô preparando a entrevista e já tenho até a vítima, mas ainda é segredo. Vamo ao que interessa povo! Você tem aí na sua casa uma câmera profissional ou semi profissional e fica arretado(a) por não saber pra que serve esses númerozinhos e essas letrinhas que tem nela... Daí você chama seu amigo entendido de fotografia e ele vai de dizendo pra que serve tudo isso e as coisas parecem que só pioram quando ele explica... CHEGA!!!!! vou citar um exemplos simples de utilização dessas configurações e ainda vou te dar, de quebra, um simulador pra você testar tudinho!!!!!!!!!

Vamos lá!

a situação é:

uma pessoa em movimento, segurando um objeto em movimento com luz do dia iluminando o lado direito do rosto da pessoa e o lado esquerdo fica na sombra.

o que você tá querendo:

que a sombra do rosto fique menos aparente [mais clara] e todo o resto fique nítido.

como fazer:

primeiro, se é foto externa é bom usar o iso baixo [entre 100 e 400] pra evitar grãos na foto.

segundo, se o iso é baixo você tem que usar grandes aberturas [quando a abertura é grande os números são pequenos] ex: coloca tua abertura em f/2.8 [abertura grande] 

terceiro, se você tá querendo que a foto fique com a parte de sombra mais clara então vai ter que "burlar" as "regras de fotometria da sua câmera" deixando ela com até 1 ponto de exposição acima. - Como eu faço isso? Na tua câmera vai ter um desenho assim -2..1..0..1..2+ no automático a tua câmera sempre deixa uma linha marcando no meio, no 0. Daí tu vai procurar deixar tua velocidade baixa suficiente pra deixar tua foto sem borrar e com a linha marcando um número acima de 0. assim: -2..1..0.I1..2+ faz de conta que esse "I" é a linha do fotometro. 

Pronto, terminou, pode bater a foto, caso você tenha aguentado ler esse tutorial chato até aqui, se você não entendeu nada e mesmo assim tá querendo aprender a mexer na sua câmera sem acabar toda a vida de clicks dela e sem querer estourar ela no chão por achar que ela tá quebrada... então se segura aí!

Esse link aqui tem um simulador de câmera que você pode configurar ela do jeito que quiser e dar o click, o simulador é tão bacana que ainda dá pitaco no teu click e diz se tá bom médio ou ruim. 

Eu adoro esse site e recomento a todos!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário