domingo, 2 de dezembro de 2012

Como guardar equipamento fotográfico.

Então, tem uma coisa que a gente aqui em recife não se dá conta, a umidade relativa do ar, pois saiba que seu equipamento sabe muito bem o que é isso e um dia ele vai gritar socorro, não deixe que isso aconteça e mantenha seu equipamento longe dos famosos fungos que surgem junto com a umidade!! A umidade máxima daqui de Recife tá perto de 84, mas sua câmera suporta no máximo 60, pra mim que moro de frente pra o mar é uma tensão só!!!! Se você costuma armazenar seu equipamento no CASE dentro do seu guarda-roupa, saiba que ele está a beira de um ataque de fungos, isso é tão perigoso  que pode levar seu equipamento a um PT [perda total] Parece exagero, mas nem todo fungo na lente é reversível,  lembro de um amigo que teve fungo no sensor [OMFG!!!!] [PQP!!!!] no cantinho de todas as fotos ficava uma mancha parecida com uma estria [pé de galinha] TRÁGICO!!!! trocar o sensor de uma câmera pode custar um pouco mais barato que uma nova e não ter garantia nenhuma, então... EVITE! Siga essas instruções básicas pra que seu equipamento não sofra mais nunca!!!!! 

Existe umas maletas de proteção de umidade com sistema eletrônico e outras com sistema de vedação hermética e utilização de sílica como auxiliar na retenção de umidade, esses métodos são muito bons, mas o mais simples deles tá custando 400,00 dinheiros!!!!!!! O que eu vou te ensinar custou R$30,00 mirréis!  

primeiro passo:


tire as câmeras dos cases e compra uma caixinha plástica assim, com sistema de fechaduras ou algum tipo de vedação, essa me custou R$ 25,00. Comprei no supermercado EXTRA, mas pode ser encontrado no atacado dos presentes e por preços variados. ó! que barateza!


Agora tu compra uma paradinha dessa aqui, essa marca é bem conhecida e fácil de encontrar no supermercado, ainda tem aromas variados, esse tem cheirinho de neném.


A diferença mais considerável de usar o SECAR no lugar da sílica, é que o secar tem um indicador que mostra quando é a hora de descartar o produto e fazer a troca. quando meu SECAR estiver com água até o nível máximo é só comprar um novo! Isso aí custa 5,00 dinheiros e menos 10 dores de cabeça, fora que dura uns 4 meses!!! Também comprei no EXTRA, mas é possível encontrar em outros supermercados com preços e tamanhos variados. 
sabe a música do "quem é que morre mais o ladrão besta ou o sabido?" então, sou o sabido! sou garantida [mas não sou ladra! tava brincando aque!] Eu coloco além do 'secar' alguns saquinhos de sílica, nunca vou saber quando as sílicas devem ser descartadas [até vi pessoas ensinando a reciclar a sílica, mas não confio, tem que levar ao forno e aquecer por N horas em N graus... enfim, né... não vou fazer isso!!] O que eu faço é o seguinte: toda vez qu compro alguma coisa que vem com saquinho de sílica eu procuro os que tão com embalagem mais úmida  descarto e substituo pelo novo.  


Dá pra ver na foto como ficou. Coloquei os objetos sem os cases, numa caixa plastica com travas e o anti-mofo SECAR + muitos saquinhos de sílica.  
Em 4 meses [ou menos] eu tiro uma foto do meu pote se SECAR pra mostrar a quantidade de água que deixou de ter contato com o equipamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário