quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Thiago Gouveia fala sobre a profissão fotógrafo.


A gente sabe que são inúmeras as discussões a respeito da profissão fotógrafo, um dos membros mais ativos e administrador do grupo do facebook Fotógrafos Recife, fez uma publicação para tirar o folego dos membros do grupo, se trata de uma biografia de um fotógrafo, é quase indiscutível que 90% dos fotógrafos vão se identificar com ao menos 50% desse texto.



Já foi discutido isso anteriormente aqui no grupo, mas vou lembrar, porque vejo que em 2013 teremos uma nova turma de fotografia aí no mercado.
Muito se questiona se fotografia dá dinheiro. Posso dizer que sim. Dá para viver com fotografia. Ser rico é mais difícil. Lembrem-se de uma coisa, em TODA profissão os salários variam de profissional para profissional. Tem médico que ganha muito bem e médico que ganha razoável (só pra citar um exemplo).
Não esperem ganhar rios de dinheiros só porque você colocou no perfil do facebook Joseyilton Fotógrafo ou pior Joseyilton Photography. Não vai ser isso que vai lhe trazer dinheiro, apenas as pessoas vão saber que ali tem um fotógrafo.
Todo cidadão que ganha dinheiro com o que faz é profissional. Esqueçam essa história de amador ou iniciante. Mas como mexemos com arte, a palavra profissional fica distorcida, e entende-se por profissional de fotografia aquele que faz grandes fotos ou tem bons clientes.
Para lucrar com fotografia teoricamente são necessários no mínimo 3 anos. No primeiro ano você vai montar todo um portfólio, no segundo vai montar clientes e ganhar dinheiro, esse dinheiro que ganhar investirá mais da metade nos equipamentos, o terceiro ano já vai estar um pouco mais equipado e sabendo qual area se destaca melhor, então poderá cobrar um pouco mais, e assim sobrar mais grana. 
Nessa espera dos 3 anos você vai pensar em desistir, pois não vê esperanças, calma isso é normal para quem quer trabalhar para si mesmo. Ter um negócio próprio tem sempre altos e baixos. 
Estude, estude e estude. Fotografia é prática. Dá para ler um tutorial em cinco minutos e pô-lo em prática durante um dia todo e já ter uma noção boa da técnica. mas com o tempo você vai estudando novas formas da mesma técnica, mas para isso precisa treinar.
Vou deixar um ditado que já recebi críticas, mas que se analisarem direitinho vão entender: fotógrafo que fotografa tudo não fotografa nada! todo fotógrafo sabe fotografar (fato), mas precisa definir uma área e focar nela. Fotografia tem um leque enorme de opções. Nas horas vagas você até pode fotografar um evento ou um book, mas se não for sua área,  seja humilde e indique um amigo. Às vezes você se mostra mais profissional sendo humilde do que se achar o "sabe tudo" e querer ir lá fazer e estragar tudo.
já estou estendendo de mais no artigo, agora é hora da opinião de vocês!
feliz 2013 boa sorte boa luz!


Thiago já teve entrevista publicada aqui no blog anteriormente, aprecio seu trabalho a sua atitude enquanto profissional. Já tinha lido muitos artigos falando a respeito dessa profissão tão complicada de ser classificada, mas acredito que esse foi um dos melhores que já li, pois se resolve bem, mas ainda deixa margens para o bom d velho debate. E aí pessoal? o que vocês gostariam de acrescentar a respeito do texto? Espero que tenham gostado! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário