quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Sobre lomografia, a polêmica acabou.


Eu sou bastante apedrejada no universo analógico depois que fiz um post bem radical falando sobre lomografia, o fato é que fiquei de argumentar melhor a respeito da minha opinião sobre a lomo e nunca me emprenhei verdadeiramente para isso, se você não conhece o post eu sugiro visitar essa página: AQUI

Gente, tenho opiniões boas e ruins a respeito da lomo, mas isso é mais que normal, não é não? Basta botar um Nikonzeiro e um Canonzeiro pra conversar e em 1 minuto vc vai saber os prós e contras das duas marcas. Até hoje apenas a Leica não tem um números de prós que faça surgir discussões ferrenhas. Deixando de bla bla bla...

A intenção da lomography é muito boa, já pensou o que é uma empresa retomar as rédeas da fotografia analógicas que estava a beira da decadência? Isso é louvável, meu povo! O fato de eu não ter afinidade com alguns modelos de câmeras não quer dizer que eu odeie tudo que é feito pela lomo. Afinal de contas os modelos diferentes são feitos pra isso, pra que cada um escolha de acordo com seu gosto e sua condição financeira. 

Pra desmistificar esse ideia que eu passei de ódio a lomo, vou citar uns modelos que eu realmente queria ter. 

No top list cito de cara a Diana Mini, tenho sérias dores de coluna e tento evitar o máximo de peso possível, o que é praticamente impossível se tratando de câmeras analógicas antigas, as danadinhas chegam a pesar de 500 grama a 1Kg. Com uma Diana Mini vc vai ter ótimos recursos, numa estrutura extremamente leve. Outro fator favorável, ela faz meio frame, isso significa que teu filme de 36 poses se transforma num filme de 72 poses, assim como as famosas olympus da série PEN. Ela também vem com 12 filtros de flash e um livro chamado 'Shoot Forever' que é um charme. É um modelo estilo Ranger Finder com 4 modos de foco, assim como a olympus PEN ees-2 [que tenho uma e recomendo] Assim como recomendo a Diana Mini, principalmente por usar filme 35mm, que são realmente muito mais acessíveis que todos os outros. 

A segunda câmera bacana é a lomokino, faz 144 frames e dá até pra fazer um vídeo curtinho ou quem sabe uns gifs criativos. o que acho legal nela é justamente por trazer as origens atona. Eu sou educadora, professora de artes, e quando vou dar uma oficina pros pequenos é bem complicado fazer alguns deles entenderem como é que se forma um vídeo, os vídeo demonstrativos da lomokino tornaram essa experiencia bem mais fácil de entender, poupando tempo de teoria que acaba sobrando pra criação prática. acho uma câmera simples e criativa. Também utiliza 35mm, para nossa alegria!!!!

A terceira câmera é uma spinner 360°, tenho uma verdadeira paixão por panoramas, panorama polar e todo tipo de experiencia fotográfica megalomaníaca que existir. Além de ser toda mecânica ela ainda aproveita 100% da verticalidade do filme, expondo ele até a parte do trilho. é ideal pra fotografar paisagens e aproveitar a beleza dos ambientes como um todo. Também tem a vantagem de usar filme 35mm.

Por último tem a Belair Camera, uma das experiencias que mais desejo ter na vida. A danadinha trabalha com 3 formatos: 6x12, 6x6 e 6x9. Faz troca de lentes e as lente são de qualidade melhor que as que costumam ser fabricadas para os modelos mais experimentais. Tem o modo BULB ou B, que faz exposição longa e ainda tem a melhor experiencia de iso que uma lomo desse preço poderia dar, iso de 50 à 1600, tudo isso saí por menos de R$650,00.

Então gostaria de encerrar esse mau entendido, não sou anti-lomo. Só não sou obrigada a me agradar de tudo que é produzido pela empresa, ok?

Acho a iniciativa deles linda e super importante, é realmente um resgate as origens da fotografia que tem um sustento mercadológico vindo dos investimentos de uma empresa e com a colaboração dos fanáticos amantes da fotografia em todas as suas inúmeras possibilidades de expressão. Tem coisas que realmente só a lomo oferece com facilidade e preço acessível, como a variedade infinita de filmes e acessórios bacanas, que, se comparados com outras lojas do ramo da fotografia, estão com preço tão bom e barato quanto. E claro, não poderia deixar de citar a quantidade de pessoas envolvidas e empenhadas para que a empresa e necessariamente a fotografia analógica, retome seu espaço no mercado. 

Espero que tenham gostado.




Nenhum comentário:

Postar um comentário